Skip to content
MATUTOS MATUTOS

MATUTOS
MATUTOS

Início
Sobre
Projetos
2C
Mar à vela
Contactos

Resoluções de bidé

Posted on Dezembro 29, 2025Dezembro 29, 2025 By diogo
Tempo de leitura: 3 minutos

Ano bidé

O ano de 2025 foi cheio. Cheio de surpresas, conflitos, conquistas e sentimentos. Senti que as conquistas não chegaram para me satisfazer, quero mais. O ano novo será para me lavar da porcaria que fiz este ano. Melhor dizendo, a porcaria que não fiz. Tenho que arriscar mais na vida, saltar de cabeça, ainda que com vertigens; viajar mais, ainda que prefira caminhar de sítio em sítio; e conhecer mais humanidade e natureza, talvez em conjunto contigo, ainda que tenha receio de me desiludir. Por isso, tenho que o fazer tudo, temos que o fazer.

Serei menos sedentário, mais decisivo e otimizarei os desafios a que me propus. Essas são as minhas resoluções resumidas.

Estas são as resoluções de bidé. Inventei isto assim que pensei nelas e o que significam. De um modo pouco espiritual, lavar-me-ei do que tenho sido e que gostaria de melhorar. Hei de começar um novo ciclo de estudos, num país distante do meu, numa cidade antiga e sossegada, como se refletisse o meu interior. Vou continuar a dar o meu melhor nas relações em que estou e no namoro que começámos. Trabalharei para as minhas aventuras.

Avó

Começo logo em fevereiro com uma viagenzita à Terceira, Açores. Será a terceira ilha que visitarei e desta vez com a minha Avó, irmã e prima. Um presente de Natal e aniversário para a matriarca, que nos marca como o Sol marcas as plantas e os animais. É a minha fonte de vida e quero tê-la para sempre comigo. Ela própria é uma ilha de grande sustento para os que coabitam nela. A sua personalidade é quente e alegre, laranja e lilás. Foi uma das minhas maiores inspirações para escrever, começaram por ser algumas notas, depois parágrafos, páginas e quem sabe se ainda haverá algo mais. Não é grande leitora, mas sempre aconselhou que lêssemos, “leiam e aprendam, só assim é que crescem”. Quando for grande quero ter sempre a minha avó comigo.

Quero que toda a gente saiba que a minha avó é o meu combustível. Vi-a, em pequeno, a organizar a sua casinha, os seus papeis, a sua roupa e os seus pertences, a graciosidade com que se arranjava para sair, de frente a um pequeno espelho, como nunca vira outro, a sua laca de cabelo e o seu sorriso. Ela fala com todos na rua, grandes ou minguantes, animal ou não, e todos lhe respondem, devolvendo o mesmo sorriso que entrega. Com todos estes preciosos dotes, ainda a tenho visto a apanhar lixo dos outros. É verdade, lixo. Os papeis e pratos que deixam nas mesas de cafés e que ela sempre leva ao balcão ou, na rua e na praia, copos, garrafas, papeis, plásticos e tampas, que cata mostrando no seu rosto o desgosto de ver aquilo no chão.

Também, neste ano novo, olharei mais para o chão e o céu. Tentarei entender o que poderei fazer para otimizar este catar de lixo que tenho feito, talvez me possas ajudar com isto. A catar lixo do chão, a não pô-lo lá, a levar os teus sacos para as compras, ou a refletir e a escrever. Sim, é isso, escreve e reflete, pensa.

Até para o ano

Acabo aqui, com a última resolução de escrever mais. Notas, parágrafos, páginas, até revistas. Bem posso dizer que estou muito satisfeito com o convite que me fizeram na faculdade… Escreverei as próximas duas edições do Improp, a revista da AEFCL. Gostaria de abordar temas mais sensíveis, que não me autorizaram tocar, o que me faz crescer a vontade de o fazer. Quem sabe, se considerar que faz sentido, escrevo-os aqui, como um desabafo literário, querendo contradizer a tendência da revista em satisfazer acordos imaginários com autoridades e morais inexistentes.

Bom ano novo, se não for um ano bidé, que seja melhor!

Matutado por: 9
Crónicas Ideias na àgua Ano novoAvóViajar

Navegação de artigos

Previous post
Next post

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentes

  • Porquê escrever um e-book?
  • A minha experiência a catar lixo…
  • Resoluções de bidé
  • Ensaio sobre a greve
  • Terra, um espaço especial

Categorias

  • Cérebro
  • Crónicas
  • Física
  • Ideias na àgua
  • Lixo
  • Poemas
  • Porquês e ses

Arquivo

  • Janeiro 2026
  • Dezembro 2025
  • Outubro 2025
  • Setembro 2025

Comentários

Nenhum comentário para mostrar.

Doar a

Diogo
©2026 MATUTOS | WordPress Theme by SuperbThemes